20 de março de 2012

CRESCIMENTO EM ESTATURA, DETERMINADA POR SEUS VÁRIOS FATORES,

CRESCER-INFANTO JUVENIL; OS RESULTADOS DE UM ALONGAMENTO DE OSSOS ATRAVÉS DE DIVISÕES CELULARES PRINCIPALMENTE REGULADA POR SOMATOTROPINA (HUMANOS DE HORMÔNIO DE CRESCIMENTO (HGH)) SECRETADO PELA PORÇÃO ANTERIOR DA GLÂNDULA HIPÓFISE.EM INFANTO-JUVENIL - ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA. DR.JOÃO SANTOS CAIO JR. ET DRA. HENRIQUETA V. CAIO.
Este hormônio considerado padrão ouro em eficiência de hormônios, é utilizado por uma miríade de doenças que em geral são sérias, com resultados brilhantes e efeitos colaterais desprezíveis ou inexistentes, principalmente após 1985 com o advento pela engenharia genética, onde foi possível eliminar o fator individual de reconhecimento do DNA, e com isso evitar a rejeição surgindo os hormônios por DNA Recombinantes e passíveis de serem aplicados em qualquer pessoa que tenha indicação.  
Somatotropina também estimula a liberação de outro hormônio indutor de crescimento Insulin-like growth fator 1 (IGF-1), principalmente pelo fígado. Ambos os hormônios funcionam na maioria dos tecidos do corpo, têm muitas outras funções, e continuam a ser secretado por toda a vida, com níveis de pico coincidente com pico de velocidade de crescimento e, gradualmente, cedendo com a idade após a adolescência . A maior parte da secreção ocorre em rajadas (especialmente para adolescentes) com a maior durante o sono. O hGH – hormonio de crescimento é praticamente o único hormônio que começa a ser produzido in feto e se prolonga rigorosamente por todo a existência individual de todos os seres humanos, pois sua função de fabricação de células e substitui – las ocorre ciclicamente em períodos relativamente curtos (6 meses no minimo) e tem sequência durante toda a vida dos indivíduos de ambos os sexos. Não podemos nos esquecer que nesta função toda e qualquer célula do corpo humano, desde os neurônios até o crescimento ósseo necessitam de células e por conseguinte também terão cada uma delas hormônio de crescimento. 
A maioria do crescimento linear ocorre porque o crescimento da cartilagem na epífise (extremidades) dos ossos longos que gradualmente irão ossificar para formar osso duro, ou cartilagens fechadas em forma de ossos. As pernas compõem cerca de metade da altura do ser humano adulto, e comprimento da perna é um pouco diferente com dimorfismo sexual característico de cada sexo. Alguns desse crescimento ocorre depois que o surto de crescimento dos ossos longos cessou ou diminuiu. A maioria de crescimento durante surtos de crescimento é dos ossos longos. Além disso, a variação de altura entre as populações e ao longo do tempo é em grande parte devido a mudanças no comprimento das pernas e colunaO restante é composto de altura do crânio. Altura é sexualmente dimórfica e estatisticamente é mais ou menos distribuída normalmente, mas com caudas pesadas, para facilitar o entendimento, nosso ponto geométrico se localiza na região do cóccix, que seria a cauda nos primatas e ainda há alguma discrepância em relação ao uso do termo heavy-tailed (Às vezes, heavy-tailed é usada para qualquer distribuição que tem caudas mais pesadas do que a distribuição normal.) .


AUTORES PROSPECTIVOS

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologista – Neuroendocrinologia
CRM:20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologia – medicina interna
CRM:28930

Como Saber Mais:
1. Ao considerarmos o crescimento infanto – juvenil – adolescente temos que avaliar; peso; tamanho; circunferência da cabeça; circunferência da cintura...

2. O peso ao nascimento de um ser humano é em média de 3,5 kg. O ganho de peso é rápido durante o primeiro ano, chegando a 25 g / dia durante o primeiro trimestre, 20 g / dia durante o segundo trimestre,15 g / dia durante o terceiro trimestre,12 g / dia durante o quarto trimestre...

3. A distribuição não é uniforme de acordo com os órgãos: é de 80% no cérebro, 75% no músculo, 50% nos ossos...

Referências Bibliográficas: 
Prof. Dr. João santos caio jr diretor científico, dra. Henriqueta verlangieri caio, diretora clínica – van der häägen brazil, são paulo – brasil.latner jd, stunkard aj. Piorando: a estigmatização das crianças obesas. Obes res. 2003, 11: 452-456; neumark-sztainer d, story m., faibisch estigmatização l. Perceived entre sobrepeso africano-americanos e caucasianos meninas adolescentes. J adolesc health. 1998, 23: 264-270; neumark-sztainer d, story m, harris t. Atitudes e crenças sobre a obesidade entre os professores da escola e dos prestadores de cuidados de saúde com adolescentes que resultados obtêm. J nutr educação. 1999; 31: 3-9; r puhl, brownell kd. Preconceito, discriminação, e obesidade. Obes res. 2001; 9:788-805.

Contatos:
Fones: 55(11) 5572-4848 - (11) 2371-3337 Ou 9.8197-4706
Rua: Estela, 515 – Blocod -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - Sp - Cep 04011-002

Site Clinicas Caio

Site Van Der Haagen Brazil

Google Maps: